quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Treinando para a Brigada Paraquedista

Vou inaugurar a área de Testes Físicos com um dos mais desafiadores e segregadores testes, o da Brigada Paraquedista.

A Brigada ganhou destaque ultimamente através dos jornais, em uma operação de ocupação da Unidade de Polícia Pacificadora, no Complexo do Alemão. É considerada, junto das Forças Especiais e dos militares dos Grupamentos Guerra na Selva, a tropa de elite do Exército Brasileiro.

A estimativa é que, por ano, 7.000 jovens se voluntariam a entrar para a Brigada Paraquedista do Exército, localizado no Rio de Janeiro. Dos quais, menos de 3.000 são aprovados no teste.

Existem outros meios para entrar na Brigada. Pode-se escolher alguma escola de formação e, após formado, se candidatar a fazer o Curso Básico Paraquedista, os testes para os dois meios são similares - senão idênticos. O que varia é o tempo de formação de cada um e a intensidade, onde o treino mais curto é o mais sugado. Mas acredite, independente do modo que você entrar, isso não faz a menor diferença. Você vai sofrer.

Aos que se iniciam por alistamento no serviço militar obrigatório, e são voluntários:

O primeiro teste é feito na base de recrutamento ainda, para poder ser um candidato, o pré-requisito é executar 8 repetições na barra fixa (a que eu fiz era uma barra trêmula, heh). Executar a repetição com precisão e sem galeios é FUNDAMENTAL, já que o militar que está contando suas repetições não conta as que forem "roubadas".

Feito o teste inicial (que apenas separa os de boa vontade dos de bom condicionamento), você será encaminhado a uma unidade, para fazer os testes específicos. Os testes são similares ao longo dos anos, o que varia geralmente é a forma que é executado os exercícios para o abdomen.

OBS: Os testes que escrevo são baseados em experiência própria. Como disse acima, podem variar com o decurso do tempo, para mais ou para menos.

O próximo teste, onde você ainda é um conscrito (um ser entre o civil e o militar), consiste em:

2.800m em 12 minutos
30 flexões
8 barras
Subida na corda vertical de 6m
40 Abdominais em 1 minuto, estilo "Remador"

Considerando que são dois dias de testes, e você provavelmente não tem o hábito de subir cordas, pode ser um teste cansativo. O que separa o joio do trigo são a corrida e a corda. Trate de correr todos os dias, e caso você não tenha acesso a uma corda, pegue uma toalha longa, que você não use mais e enrole-a numa barra fixa de forma que você segure na toalha pendurada na corda, mantendo uma pegada neutra, como na imagem ao lado. Para a barra fixa, leia esse artigo Como fazer 20 barras ou ganhar músculos, se quiser uma ajuda nas repetições. Para as flexões, veja este 100 flexões? Saiba como chegar lá!. Treine exercícios de abdominal simples, contraia o abdomem e lembre-se de respirar entre cada repetição, se quiser cronometre seu tempo.


Passado o teste e caso você consiga ser aprovado em todos (existem testes médicos, odontológicos e psicológicos), você será considerado militar (e um pé pretão) e após ralações matinais sequenciais, você irá fazer o Teste de Entrada para a Brigada. O teste consiste em:

5km em 25 minutos (de busto nu: calça e pé-pretão)
Subida na corda vertical: 8 metros
35 flexões
10 barras
50 abdominais estilo "remador" em 1 minuto
50 Cangurus

Obs: O teste é feito todo em um dia apenas, então ao treinar, treine os exercícios em sequência, dê um intervalo de 5-10 minutos entre cada um, até completar todos.

É aí que aparecem o sangue, suor e lágrimas: no canguru. O canguru é um exercício calistênico, onde se realiza um agachamento com uma perna à frente e a de trás com o calcanhar encostado no glúteo, corpo ereto e mãos em cima da cabeça (vulgo tampão). O exercício consiste em pular o mais alto que puder e no ar, alternar as pernas, voltando ao solo com a perna oposta à que pulou. O canguru já foi discutido, proibido, liberado, mas sempre odiado. Para treinar o canguru, faça agachamentos livres, alongamento do saci, sentado sobre as pernas, enfim... todo tipo de treinamento para as pernas será bem vindo, pois além de ser um exercício que exige técnica e força explosiva, é comum a negligência se tratando das pernas, então não perca tempo e adicione as pernas ao seu treino.



Passado o teste, você entrará na área de estágios. Consiste em ginástica básica (2h de flexão, polichinelo e canguru, basicamente), pista de cordas (um circuito de 6 provas utilizando cordas, caráter eliminatório), tórus (conhecido como CHORUS, exercícios diversos segurando uma barra de metal, composto por 4 homens), corrida e a PTC (Pista de Treinamento em Circuito, por tempo, alternar entre a barra fixa, pulos na escada, pular corda, tira-prosa - exercício para o ante-braço, abdominal infra, rosca direta e abdominal supra, o circuito é repetido diversas vezes).

Exercícios exigidos, em resumo:

- Flexão
- Barra Fixa
- Canguru
- Polichinelo
- Abdominal (diversos)
- Tira-Prosa
- Rosca Direta
- Corrida
- Torus
- Pista de Cordas

Melhor orientado? Levante da cadeira e vá treinar!!

"A vitória sempre foi daqueles que nunca duvidaram dela"

Nenhum comentário:

Postar um comentário